Extimbrasil  /  Blog  / 

5 Cuidados importantes na prevenção de acidentes em uma construção

5 Cuidados importantes na prevenção de acidentes em uma construção

Em um canteiro de obras é comum que os trabalhadores se encontrem expostos a riscos graves frequentemente, desde uma simples martelada no dedo ou pequeno choque elétrico à quedas de alturas elevadas, que podem inclusive, por em risco a própria vida do operário.

É claro que não há um método infalível de evitar acidentes em uma construção, mas ainda assim, é possível minimizar bastante os riscos, quer sejam graves ou triviais. por isso é importante que o responsável na construção siga padrões que garantam a segurança dos profissionais que lá estejam.

Para lhe ajudar nessa tarefa nada fácil, separamos 5 cuidados importantes que devem ser tomados para prevenir diversos acidentes em sem canteiro de obras. Confira abaixo:

1 – Planejamento

Um simples planejamento prévio sobre os riscos na construção já pode evitar diversos tipos de acidentes no trabalho. O ideal é que os gastos com segurança e equipamentos de proteção já sejam inclusos no orçamento. Realizar uma análise de Riscos da obra também é de suma importância. Pode parecer simples, mas uma das formas mais eficientes de se evitar acidentes em uma construção é manter o canteiro de obras bem organizado. Uma obra desorganizada é um convite a acidentes no trabalho.

2 – Atenção nas normas de segurança

Os engenheiros e supervisores da obra precisam conhecer as normas regulamentadoras de segurança. É fundamental que as NRs sejam avaliadas e aplicadas corretamente a cada situação. A NR 6, por exemplo, exige o uso de equipamentos de proteção individual, enquanto a NR 10 regulamenta a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Cada processo deve ser aplicado de acordo com sua norma, para garantir o andamento da construção da maneira correta e com segurança.

3 – Trabalhadores com EPIs

Equipamentos de segurança individuais são essenciais em qualquer canteiro de obras, independente do porte da construção. Por isso, certifique-se de que todos os trabalhadores estejam bem equipados para o dia a dia.

A lei determina que os equipamentos de proteção individual sejam fornecidos pela empresa: botina, luvas, óculos de proteção, capacete e protetores auriculares, caso haja muito ruído.

4 – Equipe treinada e conscientizada

Os trabalhadores precisam entender a importância de usarem os equipamentos de segurança. Nesse caso, a empresa deve realizar campanhas de conscientização para incentivar os operários a desenvolverem uma cultura de segurança no trabalho.

5 – Supervisão

Ainda que o desempenho dos funcionários em relação às normas de segurança esteja acima da média, é importante supervisionar e manter o controle de todos os procedimentos, principalmente os que envolvem maior risco de acidente. Assim será possível corrigir falhas, aperfeiçoar procedimentos, introduzir tecnologias mais avançadas e antecipar providências que podem evitar graves problemas futuros.

Veja Também

Top